1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns reúne gestores e educadores da Rede Municipal de Ensino

publicado: 19/05/2017 09h50,
última modificação: 19/05/2017 09h50

Atividade está inserida na programação da III Bienal Internacional do Livro do Agreste e teve início nessa quinta-feira (18)

por AQUILLES SOARES

18 de maio de 2017

Equipes da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidas na Quadra do Colégio Diocesano de Garanhuns, nessa quinta-feira (18), para a abertura da 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns, atividade que integra a programação da III Bienal Internacional do Livro do Agreste, evento que segue até o próximo domingo (21). O momento contou com a presença de diversos servidores municipais, entre secretários, gestores e educadores, e foi marcado pelas homenagens à cordelista e professora, Edilene Soares. Na oportunidade, também foram premiados os estudantes e professores que participaram do Concurso de Declamação e Desenho de Cordel, organizado pela Secretaria de Educação.

As melhores performances e ilustrações de cordel nas escolas foram premiadas com medalhas pela secretária de Comunicação Social Jacqueline Menezes; secretária de Educação, Kauely Almeida e pelo presidente da Associação do Nordeste de Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), José Alventino. “Estes são os nossos estudantes, por isso é importante demonstrar a todos que não deve existir uma diferenciação entre as redes de ensino. Educação se faz com compromisso, qualidade e com bons profissionais”, afirmou a titular da pasta de Educação, Kauely Almeida.

Emocionada, a cordelista e contadora de histórias foi o centro das homenagens, em falas dos representantes do Governo Municipal, e também por meio do depoimento de familiares e amigos. “Iniciei minha vida profissional aqui em Garanhuns, com 14 anos de idade, e durante toda minha vida eu fui apaixonada por livros e pela leitura. Mas eu não tinha noção de que fossem aparecer pessoas com essa sensibilidade. Deus fez com que fossem instrumento para uma homenagem como esta, em um evento tão grandioso”, declarou Edilene Soares.

Em seguida, o público, composto por um grande número de docentes, assistiu a uma palestra com o escritor e compositor paraibano, Bráulio Tavares, que ressaltou a importância de dar continuidade à literatura oral nas escolas, promovendo a leitura e a cultura nordestina nas escolas. Ao fim das atividades, os professores também foram contemplados com vouchers, que servem como bônus na compra de livros durante o evento. A programação da Jornada Pedagógica continua nesta sexta-feira (19), na praça Mestre Dominguinhos, em três momentos (às, 09h, 14h e 19h), com o autor Celso Antunes.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

Jornada Pedagógica - Aquilles Soares - 18.05 (1)

Jornada Pedagógica - Aquilles Soares - 18.05 (2)

Jornada Pedagógica - Aquilles Soares - 18.05 (3)