Abertura oficial do One Sight acontece nesta segunda-feira (12)

publicado: 09/06/2017 17h32,
última modificação: 09/06/2017 17h32

Solenidade acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de representantes dos 21 municípios que compõem a V Geres

por AQUILLES SOARES

09 de junho de 2017

Será realizada na próxima segunda-feira (12) em Garanhuns, a abertura oficial do Projeto One Sight, iniciativa da Fundação Altino Ventura (FAV) em parceria com a ONG One Sight, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e de todos os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (V Geres). A partir das 13h, alunos de diversas escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Garanhuns, e estudantes de outros municípios, vão passar por avaliações oftalmológicas conduzidas por profissionais capacitados, na sede da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA). Em seguida, às 18h, acontecerá a abertura oficial do evento, na Câmara Municipal de Vereadores, em uma solenidade que reunirá representantes dos municípios que compõem a V Geres, do Governo Municipal de Garanhuns, Governo do Estado e da Fundação Altino Ventura.

No primeiro momento, mais de 100 alunos serão beneficiados, entre eles discentes das escolas Coronel Nicolau Siqueira (Águas Belas), Elisa Coelho e Jerônimo Gueiros(Garanhuns). De acordo com a coordenação do projeto, a estimativa é de que mais de mil alunos do município sejam atendidos. Para demandar toda a logística durante as duas semanas, mais de 100 profissionais estarão engajados no projeto, entre eles voluntários de diversas áreas, médicos e técnicos da FAV, e intérpretes voluntários do município.

Ao fim dos exames, acontecerá a confecção em até 24 horas, e posteriormente a entrega dos óculos, nas escolas de Garanhuns. Já no dia 22 de junho, acontece a entrega dos aparelhos para os demais municípios. “Este é o que chamamos de momento mágico do processo, quando ocorre a entrega dos óculos e a pessoas percebem o valor da visão. Sempre falo da importância de realizar um trabalho em grupo para atender a população com qualidade e muita paixão”, declarou o gerente de Projetos Sociais da ONG One Sight, Daniele Cangemi.

A seleção dos estudantes se deu através de uma triagem realizada pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que foram capacitados para desenvolver este trabalho em parceria com profissionais da Secretaria de Saúde. “Articulamos diversas parcerias no intuito de identificar as complicações visuais que comprometem o aprendizado destes alunos. Estivemos atuando em conjunto com a pasta de Educação durante mais de três meses, e agora é a hora de execução, para produzir os óculos e promover uma maior qualidade de vida para todos”, declarou a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado.

Fotos cedidas pela ONG One Sight – Divulgação