Estabelecimentos recebem orientações sobre violação dos direitos da criança e do adolescente

publicado: 17/04/2017 19h40,
última modificação: 17/04/2017 19h40

Abordagens fazem parte do cronograma de ações preventivas para o IV Viva Dominguinhos, que acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, em Garanhuns

por CLOVES TEODORICO

Iniciaram nesta segunda-feira (17) as abordagens preventivas em estabelecimentos comerciais de Garanhuns para o IV Viva Dominguinhos. O objetivo é divulgar, preventivamente, o combate à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A ação percorrerá bares, restaurantes, hotéis, motéis, entre outros locais, até a próxima quinta-feira (20) – quando acontece a abertura oficial do evento, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Durante as abordagens, os educadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) repassam aos gerentes, responsáveis ou proprietários do estabelecimento a importância da parceria na divulgação da campanha, que visa diminuir a incidência de violações dos direitos básicos das crianças e dos adolescentes. O material informativo, explicando como funcionam as denúncias e os tipos de violação, também está sendo disponibilizado em cartazes e panfletos.

Entre os tipos mais comuns de infrações em grandes eventos estão a venda de bebidas alcoólicas, o trabalho infantil e a violência sexual. Ao identificar qualquer violação aos direitos das crianças ou adolescentes, o cidadão pode procurar, imediatamente, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar (PM) ou a equipe de técnicos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), que estarão em regime de plantão, atuando durante o dia e à noite – tanto no Espaço Colunata, que reúne programação na avenida Santo Antônio; quanto na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, que reúne os principais shows da festa.

Sobre o evento – A quarta edição do Viva Dominguinhos inicia na quinta-feira (20) e segue até o sábado (22). Consagrado no calendário de eventos de Garanhuns, o evento cresce a cada ano, atraindo milhares de turistas e colaborando com a economia local. Nos dias 21 e 22, haverá programação musical no Espaço Colunata, centro da cidade, durante o dia. Já a Praça Cultural que leva o nome do músico José Domingos de Moraes, concentra os shows noturnos.

Abordagem Social - Cloves Teodorico - 170417 (6) Abordagem Social - Cloves Teodorico - 170417 (8) Abordagem Social - Cloves Teodorico - 170417 (17)

Fotos: Cloves Teodorico – SASDH

Data: 17 de abril de 2017