FIG 2017: Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e da Mulher divulgam plano de ação para o evento

publicado: 18/07/2017 15h05,
última modificação: 18/07/2017 15h06

As medidas têm a finalidade de combater a violação dos direitos da criança e do adolescente e a violência contra a mulher

por DANIELA BATISTA
18 de julho de 2017

Com o intuito de conscientizar sobre a violação dos direitos da criança e do adolescente e violência contra a mulher, a Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Mulher (Secmul), irá intensificar ações educativas durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece entre os dias 20 a 29 de julho no município.

As ações preventivas, com foco na criança e no adolescente, serão realizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os servidores realizarão abordagens à população e aos turistas que estiverem nos polos do evento, além de estabelecimentos comerciais da cidade. Serão distribuídos panfletos, cartazes, bottons e adesivos informativos sobre a importância da proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos de idade, abuso sexual e trabalho infantil. Nos polos do FIG, uma equipe técnica formada pelos educadores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) também irá realizar abordagens ao público que visitar os pontos de apresentações do evento.

No polo principal do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos, não será permitido o acesso de menores de 12 anos de idade desacompanhados – a entrada só será permitida se acompanhada de pais ou responsáveis. Quanto a entrada de adolescentes de 12 à 18 anos incompletos, será permitida apenas com o acompanhamento de pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau, portando documento que comprove o parentesco.

Funcionando em plantão de 24h, o Conselho Tutelar estará executando ações de monitoramento e fiscalização. No período noturno, o órgão terá o suporte de mais 12 educadores sociais que estarão na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado promovendo ações de enfrentamento à violência e trabalho infantil, proibição do consumo de bebidas alcoólicas e abuso sexual infantil. Nas portarias do polo principal, os educadores estarão junto à Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para cumprir a medida de proibição do acesso de menores de 18 anos desacompanhados.

Durante a noite, se alguma criança ou adolescente for encontrado em algum tipo de vulnerabilidade, será convidado pela equipe a permanecer no Centro de Acolhimento, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que estará preparado para receber a demanda (em funcionamento durante todas as noites do evento). Psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais fazem parte da equipe de profissionais que estarão envolvidos nessa ação, que conta com a parceria direta da Secretaria de Educação (Seduc).

Secretaria da Mulher

A Secretaria Municipal da Mulher (Secmul) realizará, durante o Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, a “II Marcha de Todas as Flores: das lutas às conquistas”. O evento acontece no sábado (29), e a concentração será às 11h, em frente ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e terá a presença do Maracatu Coração Nazareno, de Nazaré da Mata (PE), formado unicamente por mulheres. O trajeto segue até o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no Espaço Colunata.

Durante as festividades, as assistidas pela Secmul também irão participar de oficinas, com o intuito de aumentar a renda das mulheres e inseri-las no mercado de trabalho. Temáticas como marketing pessoal, construção de currículo e entrevista de emprego farão parte do curso que começa nesta quarta-feira (19). Um curso de biscuit será ministrado na sede da Secmul e outro com o tema “Qualidade no Atendimento” será oferecido no Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH), ambos a partir da próxima segunda-feira (24).
Ao longo do evento, a Secretaria da Mulher irá funcionar até às 17h, além de atender as demandas da nona Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (9ª DEAM).

Foto: Arquivo Secom/PMG