Garanhuns Jazz Festival divulga os homenageados desta edição

publicado: 29/01/2015 16h44,
última modificação: 29/01/2015 16h44

Os nomes dos grandes homenageados da 8ª edição do Garanhuns Jazz Festival, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, na Cidade das Flores, acabam de ser anunciados. Este ano, o festival faz um tributo ao talento do músico Billy Cobham, considerado um dos maiores bateristas da história da música norte-americana, e ao instrumentista radicado em Garanhuns João Magalhães Neto, que em mais de 30 anos de carreira coleciona parcerias com grandes músicos brasileiros, entre eles, Lula Queiroga, Gilberto Gil, Chico César, Nando Cordel, Elba Ramalho e Alceu Valença.

De acordo com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e o curador do festival, Giovanni Papaleo, os nomes foram pensados como uma forma de reconhecer a contribuição, o talento e a dedicação dos artistas à música.

Billy, por exemplo, ficou mundialmente conhecido após gravar o álbum “Bitches Brew”, de Miles Davis, considerado o primeiro disco de jazz-rock norte-americano. Além disso, ele também participou de um dos maiores grupos de jazz-rock da história, o Mahavishnu Orchestra, ao lado de John Maclaughin, Rick Laird e Jan Hammer. O baterista ainda acompanhou grandes astros da música em seus shows, como por exemplo, James Brown. Seu álbum solo mais famoso é o Spectrum, lançado em 1973, mas que soa moderno e atual até os dias de hoje.Com técnica e habilidades admiráveis, Cobham influenciou as gerações de bateristas das décadas de 70,80 e 90, entre eles, Dennis Chambers e Rick Lawton.

João Neto, o homenageado local do evento, também possui uma extensa bagagem musical. Seu interesse por música começou muito cedo, ainda na infância, quando improvisava um violão com náilon e uma lata para satisfazer seu encantamento pela música. Iniciou a carreira aos 12 anos de idade, nos Mirins do Sesc, em Garanhuns, e não parou mais. Seguiu viajando o Brasil e tocando com grandes músicos. O seu som normalmente mescla elementos do jazz, rock, baião, frevo, maracatu, samba e forró.

Além de homenageados, os músicos também fazem parte da grade de atrações do GJF, que conta com produção executiva da Mono Produções Artísticas e realização do Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura. Eles dividem a programação com outros nomes de peso do cenário internacional e nacional, como Jennifer Batten, John Macaluso, Ivan Lins e Tico Santa Cruz.

SERVIÇO:
XVIII Garanhuns Jazz & Blues Festival
14 a 17 de fevereiro de 2015
Garanhuns
Entrada gratuita para todas as atrações