Garanhuns realiza ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco

publicado: 25/05/2015 16h30,
última modificação: 25/05/2015 16h30

Na ocasião, serão oferecidos serviços de saúde gratuitos

Com o objetivo de alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos, sobre os prejuízos à saúde, causados pelo fumo, a Secretaria de Saúde de Garanhuns irá realizar uma ação de sensibilização, na próxima quinta-feira (28), no Espaço Colunata, no centro da cidade. Na ocasião, serão oferecidos serviços de saúde gratuitos, a partir das 8h. As atividades, que acontecerão em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que tem sua data de comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 31 de maio, seguirão até às 12h.

Aferição arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal, orientações nutricionais, avaliação física e entrega de panfletos informativos são algumas das atividades programadas para o dia de conscientização. Os serviços que serão oferecidos visam, também, incentivar a população quanto à prática de hábitos saudáveis ou, se houver interesse em parar de fumar, o início de um tratamento. Os interessados nesse tratamento serão identificados no dia da ação e encaminhados ao Programa Municipal de Tabagismo, levando em consideração a significativa melhoria da qualidade de vida de uma pessoa, ao parar de fumar. A ação será desenvolvida por nutricionistas, dentistas, educadores físicos e técnicos de enfermagem.

O tabagismo é considerado, pela OMS, a principal causa de morte evitável em todo o mundo. “A gravidade do problema é na mesma proporção da importância de se fazer uma ação sobre esse assunto. Será um momento de conscientização da população sobre os malefícios à saúde, causados pelo fumo, quais as formas de prevenção e de tratamento”, afirma Rayana Gundes, coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde. Para 2015, a OMS definiu o tema “Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco”, para ser trabalhado internacionalmente.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)