Governo Municipal dá início à vacinação de bovinos contra o botulismo

publicado: 11/05/2017 08h41,
última modificação: 11/05/2017 08h41

Ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em propriedades rurais do município

por AQUILLES SOARES

10 de maio de 2017

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, deu início à vacinação de bovinos na zona rural de Garanhuns. O objetivo é imunizar os animais contra o botulismo, doença bacteriana que acomete diversas regiões do Brasil. A iniciativa ocorre em parceria com a empresa Rancho Alegre. Ao todo, foram disponibilizadas 4 mil vacinas, que devem ser aplicadas nas próximas semanas; a proposta é concluir a ação em todas as 32 associações que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Nessa terça-feira (09) a vacinação teve início, atendendo aos moradores do sítio Paulista. Já nesta quarta-feira (10) foram beneficiados os criadores do sítio Cachoeira do Jardim. “Para nós que somos criadores esta é uma ação muito boa, porque vai fazer com que a gente não perca o gado que ainda nos sobra. Ontem pela manhã uma moradora aqui da região já perdeu uma vaca por causa dessa doença, então é importante prevenir”, declarou o criador Samuel Carneiro da Silva.

A doença acomete o sistema nervoso dos animais e geralmente é causada pela ingestão das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum; presentes, na maioria dos casos, em material orgânico em decomposição. “É um trabalho que vem para cuidar do rebanho da população rural que já foi muito afetado pela seca. O intuito é salvar os bovinos restantes, principalmente nesse período de chuvas, em que os reservatórios enchem e podem funcionar como agente transmissor da bactéria”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João Paulo Sobral.

Os pequenos criadores interessados em vacinar seus bovinos e que não fazem parte de nenhuma das associações que integram o conselho podem comparecer até a sede da secretaria, que está localizada no Centro Administrativo II, na avenida Irga, S/Nº.

Fotos: Aquilles Soares – (Secom/PMG)

Fotos - Vacinação Botulismo - Aquilles Soares 10.05.17 (3)

Fotos - Vacinação Botulismo - Aquilles Soares 10.05.17