Governo Municipal se faz presente no segundo dia da Bienal

publicado: 19/05/2017 16h31,
última modificação: 19/05/2017 16h31

A principal novidade é a realização da 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns junto ao evento

por GABRIELA RAMOS
edição EDMÉA UBIRAJARA
19 de Maio de 2017

Durante a manhã de hoje (19), a III Bienal Internacional do Livro do Agreste contou com a participação de alunos da Rede Municipal tanto no palco, quanto na plateia da estrutura montada na Praça Mestre Dominguinhos. No Colégio Diocesano, a Jornada Pedagógica de Garanhuns também teve continuidade com shows infantis e contação de histórias. A III Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

Depois de tantas apresentações, o aluno do 5º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, Elvis da Silva comenta o quanto está satisfeito com a visita à Bienal e a importância desse incentivo para eles. “A Bienal traz a cultura para dentro da gente. Eu gosto de ler, assistir e fazer apresentações. Era legal que tivesse sempre”, disse.

No Colégio Diocesano a Secretaria Municipal de Educação trouxe para a programação da III Bienal Internacional do Livro do Agreste os shows de Yale Feitosa e Drica Shinohara, que se apresentaram para alunos de 18 escolas municipais. O gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Carlos Alberto, explica que o objetivo desses shows é aproximar mais as crianças da literatura, da leitura e da contação de histórias. “Precisamos estimular esse gosto pela leitura. Anteriormente eles tinham apenas a visitação à Bienal, então decidimos inovar”, enfatizou Carlos.

A aluna Cristina Feitosa, 9 anos, da Escola Silvino Almeida de Oliveira esteve presente no show infantil onde estava bastante realizada e surpresa. “Gostei muito da apresentação, foi incrível. É bom quando a gente sai para aprender fora da sala de aula”.

IHGG – O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns está presente na III Bienal com um estande onde estão expostas imagens históricas da cidade, parte da mobília do ex-prefeito Celso Galvão e muitos livros sobre a história de Garanhuns e cidades vizinhas. O Centro de Estudo de História Municipal de Pernambuco também utiliza o mesmo espaço. O escritor Ígor Cardoso, que é membro do Centro de Estudos de História de Pernambuco e um dos fundadores do Instituto Histórico de Garanhuns, relatou o quanto está satisfeito por está participando pela primeira vez da Bienal com o estande e realizando palestra. “Está presente aqui no estande a obra de Alfredo Leite Cavalcante, que é a ‘bíblia’ da história de Garanhuns, uma obra esgotadíssima e que, com a parceria com o Centro de Estudos, conseguimos disponibilizar aqui”, disse.