Mais de 3 mil ultrassonografias foram realizadas em Garanhuns desde o início do ano

publicado: 23/06/2017 09h38,
última modificação: 26/06/2017 12h07

por DANIELA BATISTA

23 de junho de 2017

Desde janeiro até o início do mês de junho deste ano, 3850 ultrassonografias foram realizadas em Garanhuns. O serviço é disponibilizado gratuitamente pelo Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde.

Os tipos mais realizados são as ultrassonografias obstétrica; endovaginal; abdômen total; mamária; próstata e vias urinárias. Os exames podem ser realizados no Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (CESMUC), no Hospital Infantil Palmira Sales e no Centro Diagnóstico Dr. Luiz Gabriel. Mensalmente, são realizados mais de 600 exames ultrassonográficos.

Para realizar a marcação é necessário se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. “Os serviços conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também podem solicitar o encaminhamento do paciente para a realização da ultrassonografia. Após o procedimento ser solicitado, ele é enviado pela própria equipe da UBS para o setor de Regulação da secretaria, para que haja a marcação nas clínicas citadas”, explica a coordenadora da regulação, Alexandra Fraga.

A turismóloga Milena Albuquerque, de 35 anos de idade, recebeu o serviço desde o início da gestação. Hoje, com nove meses, ela comenta sobre o apoio oferecido. “Devido à minha idade, a gravidez foi de risco e eu fiquei muito receosa e acabei encontrando esse amparo e suporte. Fiz todo o meu acompanhamento gestacional e tive toda a atenção e assistência. O obstetra e o acompanhamento da enfermeira na UBS foram de fundamental importância. Marquei e agendei 5 ultrassonografias e estou muito satisfeita com o resultado. Com esse suporte, tive mais tranqüilidade e segurança porque a gente consegue acompanhar a gravidez mais de perto, com mais cuidado”, conta.

Fotos: Daniela Batista – Secom/PMG