publicado: 18/11/2015 13h21,
última modificação: 18/11/2015 13h21

O principal objetivo do projeto é desenvolver
a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica

Mais de 400 estudantes, matriculados em oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, estão sendo beneficiados com o programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (Nepso), do Instituto Paulo Montenegro. Durante esta e na próxima semana, os estudantes estarão realizando, em suas escolas, apresentações de encerramento do projeto deste ano letivo. O principal objetivo do Nepso é desenvolver a pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica. O projeto é realizado em Garanhuns numa parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Este ano, o projeto está em sua quarta edição em Garanhuns.

Inicialmente, a universidade realiza o Curso de Extensão, que contou, neste ano, com a participação de 16 professores da Rede Municipal de Ensino, e tem como temática os Indicadores de Qualidade da Pesquisa do Nepso. A partir disso, os professores aprendem a desenvolver a metodologia para fazer uma pesquisa junto aos alunos, que participam integralmente da escolha do tema a ser trabalhado. A qualificação da temática é a segunda etapa do projeto, em que os estudantes começam a pesquisar e estudar sobre o assunto escolhido. Após isso, os alunos definem a amostra da pesquisa para elaboração do questionário.

A professora da UFRPE Glória Maria, que participa da formação dos professores que estão aplicando o projeto nas escolas, afirma que um dos pontos positivos do programa é destacar o aluno como protagonista da pesquisa, em que o professor é o orientador. “A recompensa que a gente tem é ver o protagonismo dos estudantes, ver o desenvolvimento, a mudança na postura daqueles alunos que participam ativamente do projeto. Por meio do projeto, eles ficam mais interessados em estudar, não só o tema da pesquisa, mas as disciplinas que são vivenciadas na escola. Então tudo isso é aprendizagem, fora outros tópicos que nem conseguimos mensurar”, afirmou Glória.

Neste ano, o público-alvo do projeto são estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. A professora da Rede Municipal de Ensino Joelma Arcoverde é a responsável por manter o vínculo entre a UFRPE e a Secretaria de Educação. Joelma falou sobre os resultados da aplicação do projeto nas escolas de Garanhuns. “O interessante é que nós conseguimos, desde cedo, promover a importância da iniciação à pesquisa e a investigação em nossas escolas, para que eles possam chegar à universidade com uma perspectiva de criticidade que é essencial para a formação cidadã”, ressaltou a professora.

No dia 27 deste mês, os estudantes, que estão sendo beneficiados com o programa, irão apresentar à população as pesquisas realizadas. O momento de exposição de trabalhos, que será aberto ao público, acontecerá pela manhã, no Parque Euclides Dourado, localizado na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis.

Mais de 400 estudantes de Garanhuns participam do “Nossa Escola Pesquisa sua Opinião” 2

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico