Mulheres do Cras Magano aprendem bordado

publicado: 19/04/2017 15h20,
última modificação: 19/04/2017 15h20

Curso é oferecido por meio de parceria com o Senar

 

por CLOVES TEODORICO

Usar a criatividade é a regra para inovar e buscar aprender com as técnicas já existentes. Esse é um dos lemas que vem sendo trabalhado com as mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Magano que estão participando, desde a última segunda-feira (17), de um curso de bordado com ponto cruz. As aulas, que têm o objetivo de incentivar a geração de renda, seguem até a próxima sexta-feira (21).

O conteúdo do curso, ofertado por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estabelece três dias de treinamento com a utilização do tradicional ponto cruz no tecido étamine; e os demais dias de ponto cruz duplo, que consiste no trabalho com tecido xadrez. “Elas podem ser versáteis na forma de trabalhar. Usar diferentes elementos, formas, imagens, tamanhos. O bordado dá essa possibilidade para elas. É um trabalho prazeroso, que estimula a mente”, destaca a instrutora, Maria Aparecida Conrado.

Entre as peças produzidas pelas alunas estão panos de prato, protetores de filtro de água e outros utensílios de cozinha. Dona Maria Pimentel, 52 anos de idade, é moradora do bairro Magano e participa das atividades desenvolvidas pelo Cras há cerca de dois anos. “Para mim, é um prazer estar nessa turma. Já fiz outros dois cursos por aqui, esse é o terceiro e está sendo ótimo. A turma é concentrada, o que ajuda na aprendizagem. Fiz um pano de prato com o bordado de morango e continuarei praticando”, conta.

Curso de Bordado Cras Magano - Cloves Teodorico - 190417 (5) Curso de Bordado Cras Magano - Cloves Teodorico - 190417 (8)

Fotos: Cloves Teodorico – SASDH

Data: 19 de abril de 2017