Outubro Rosa alcança comerciantes de Garanhuns

publicado: 21/10/2016 15h51,
última modificação: 21/10/2016 15h51

A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde na manhã desta sexta-feira

 por RUTHE SANTANA

As garanhuenses que trabalham no comércio da cidade ou estiveram no centro na manhã desta sexta-feira (21) puderam fazer uma pausa em seus afazeres para dar atenção à sua saúde. Incluída na programação do Outubro Rosa, uma ação foi realizada pela Secretaria de Saúde, na loja Ferreira Costa. Na ocasião, as mulheres puderam fazer citologia, solicitação de mamografia, testes de HIV, sífilis e hepatite. O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando consideravelmente a probabilidade de cura.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidade de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), a realização da ação é uma forma de facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. “Nós já temos todos esses serviços de forma contínua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no próprio Cesmuc, mas neste mês nós buscamos levar esses serviços para mais perto das mulheres. Então hoje fizemos aqui mesmo no centro. As dificuldades que elas tinham antes por causa do trabalho, hoje não tiveram mais. E ao chegar aqui, todas foram atendidas de imediato”, comentou Fernanda França. Durante a ação, foram realizados 55 exames de sífilis, HIV e hepatite; 15 exames de citologia e 20 solicitações de mamografia.

 Além disso, durante o mês de outubro, as ações voltadas para a saúde feminina estão sendo intensificadas em todas as UBS’s, onde cada uma tem um próprio Dia D, com o intuito de alcançar o maior número de pessoas possível. O Dia D geral da campanha acontecerá na próxima quarta-feira (26), no Parque Euclides Dourado, das 8h ás 14h. Serão realizados alguns serviços como exames de prevenção, solicitação de mamografia com autorização no mesmo momento, teste de glicemia, aferição de pressão e classificação sanguínea, por exemplo. Algumas atrações culturais também irão compor a grade de programação da data. Ainda no dia 26, serão realizados alguns serviços de beleza e serão oferecidos alguns esclarecimentos e informações sobre o combate à violência contra a mulher.

Foto: cedida pela Secretaria de Saúde de Garanhuns
Data: 21/10/2016

Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109