Profissionais da Secretaria de Saúde atuam no mutirão do One Sight

publicado: 20/06/2017 12h49,
última modificação: 20/06/2017 12h49

Mais de 700 alunos foram atendidos apenas nesta segunda-feira (19)

por AQUILLES SOARES

19 de junho 2017

O projeto One Sight, segue atendendo aos alunos de Garanhuns e outros municípios, por meio do mutirão da visão, desde a última segunda-feira (12). De acordo com levantamento da ONG One Sight, articuladora do projeto em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), já foram atendidos aproximadamente 3.500 alunos, deste total 1.200 são de Garanhuns.  Para dar conta deste contingente, uma articulação entre as instituições e os governos Estadual e Municipal tem sido intensificada; bem como o apoio voluntário de diversos profissionais voluntários entre eles médicos e técnicos especialistas da FAV engajados com o projeto.

Desde o momento da recepção dos alunos, triados anteriormente nas escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino, até a escolha das armações que serão acompanhadas pelas lentes, existe uma logística que compreende diversos exames para que aconteça a produção dos óculos. Dentro do processo, servidores da Secretaria de Saúde, realizam o teste de acuidade visual, que tem como objetivo determinar a capacidade de enxergar os objetos e seus contornos.

De acordo com o coordenador da ONG One Sight, Garanhuns apresenta uma peculiaridade, tratando de um grande número de patologias que não eram observadas em outras cidades que já foram beneficiadas pelo evento. “Aqui muitas crianças têm problemas de miopia, uma característica que não foi apresentada em outras cidades. Também existem vários casos de glaucoma, o que é hereditário. Acho que é difícil citar um ponto negativo na parceira com a FAV, todos aqui tem um alto grau de profissionalismo e sabem justamente o que fazer”, afirmou Daniele Cangemi.

A aluna Gabrielle Tenório, de 09 anos, da Escola Municipal Padre Dehon, foi uma das beneficiadas pela ação no dia de hoje. A jovem pôde escolher ainda uma armação, que será entregue em até 24h, já com as lentes de acordo com sua necessidade. “Não consigo enxergar de longe, o que é muito ruim nas aulas. Mas vai mudar com os óculos, também gostei muito da armação que escolhi”, declarou a estudante.

Em casos de alunos que apresentam um grau elevado, com a necessidade de lentes específicas, os mesmos são encaminhados para a produção em até 20 dias. Demais alunos de outros municípios deverão receber seus óculos em suas respectivas escolas até o dia 24 de julho. O mutirão segue sendo realizado até a próxima quinta-feira (22). “O que vemos acontecer na AGA é a etapa principal de uma iniciativa grandiosa, já estamos colhendo os frutos de todo o trabalho que estamos desenvolvendo diariamente, disponibilizando profissionais para auxílio na avaliação da acuidade visual dos estudantes”, afirmou a titular da pasta de Saúde de Garanhuns, Shisneyda Furtado.

Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG

One Sight - Aquilles - 19.06 (1)

One Sight - Aquilles - 19.06 (2)

One Sight - Aquilles - 19.06 (3)

One Sight - Aquilles - 19.06 (6)

One Sight - Aquilles - 19.06 (9)

One Sight - Aquilles - 19.06 (10)

One Sight - Aquilles - 19.06 (13)

One Sight - Aquilles - 19.06 (14)