Quase 11 mil pessoas recebem tratamentos de saúde bucal em Garanhuns no primeiro trimestre de 2017

publicado: 17/05/2017 09h42,
última modificação: 17/05/2017 09h42

Serviços como aplicação de flúor, periodontia, limpeza e reparação são alguns dos tratamentos oferecidos pelo Governo Municipal de Garanhuns

Por DANIELA BATISTA
16 de maio de 2017

A saúde bucal é uma das prioridades do Governo Municipal de Garanhuns. São oferecidos diversos serviços odontológicos, que visam dar uma melhor qualidade de vida para os garanhuenses. Nesse ano, durante os meses de janeiro a abril, quase 11 mil pessoas passaram por tratamentos dentários no município. A Secretaria de Saúde de Garanhuns oferece desde tratamentos básicos, como aplicação de flúor, até procedimentos cirúrgicos. As consultas podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem o setor de saúde bucal e podem ser encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), ou para o Centro de Especialidades Luiz Lessa (Cell), no antigo Núcleo de Assistência a Saúde de Garanhuns (Nasg).

Mais de 25 unidades de saúde do município possuem o setor de saúde bucal, contando com cerca de 80 profissionais que diariamente realizam consultas e encaminhamentos. As pessoas que quiserem realizar qualquer tipo de tratamento odontológico devem comparecer à UBS mais próxima de sua casa.

“A pessoa deve ir até à UBS para que seja realizado o referenciamento. Caso o tratamento seja muito específico, há a possibilidade do paciente ser transferido para o Ceo. Assim, ele recebe o serviço lá e depois é reecaminhado para a UBS, para serem realizados os tratamentos posteriores. Caso a UBS não possua o setor de Saúde Bucal, a pessoa pode se dirigir ao Cell”, explica a coordenadora de Saúde Bucal, Hérica Moema.

A Secretaria de Saúde informa que existe a previsão de instalar mais setores de saúde bucal até o fim do semestre. O Centro de Especialidades Luiz Lessa e o Centro de Especialidades Odontológicas são localizados no Centro Administrativo I, na rua Joaquim Távora, s/n, Heliópolis.

Fotos: Edmea Ubirajara – Secom/PMG