II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

publicado: 19/06/2015 12h56,
última modificação: 04/09/2015 11h49

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOI REALIZADA EM GARANHUNS

II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi realizada em Garanhuns3

O evento teve como palestrante o superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Bernando Klimsa

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou ontem (15), durante todo o dia, no auditório do Sesc Garanhuns, a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, incluindo representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

A conferência buscou conscientizar a população que cabe ao poder públicos garantir às pessoas com deficiência o pleno exercício dos direitos básicos individuais e social. Entende-se por deficiência: “Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

A discussão contou com a presença de deficientes auditivos, visuais, cadeirantes, surdos-mudos, tendo sua abertura feita com Josilene Souza, do Centro de Atendimento Psicossocial (CAP – Garanhuns), que fez a áudio – descrição do ambiente em que estava sendo realizado o evento, para àqueles que são deficientes visuais.

Em discurso, o secretário interino da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Wanderley Lopes, pontuou a importância de vivenciar um problema, para assim, saber como agir diante da dificuldade, [fazendo referência aos deficientes] e que não são apenas com teorias que são criadas as políticas públicas. “A busca por direitos que visem a igualdade de direitos é uma luta incessante. Esta conferência não visa melhorar apenas o município de Garanhuns, queremos que nossas propostas cheguem a nível federal e sejam aprovadas, com o intuito de beneficiar a coletividade”, finaliza Wanderley.

DECRETO

RELATÓRIO DA II CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA